top of page
MY BUTTON
MY BUTTON

Preservação das nascentes e prevenção de incêndios: primeiros acordos alcançados após quatro décadas.

Entenda o caso...

O Parque Nacional da Serra da Canastra, criado em 1972, é o berço do rio São Francisco, terra do Queijo Canastra e casa de diversas espécies ameaçadas, como o tatu-canastra, o tamanduá-bandeira e o pato mergulhão. Apesar disso, é palco de conflitos há mais de quarenta anos: questão fundiária, indenizações, preservação, mineração...

Projeto

Nesse espaço será possível acessar todas as fases de planejamento e execução do projeto Canastra - Justiça e Reconciliação, bem como os marcos legais e teóricos utilizados na elaboração dos trabalhos.

Na linha do tempo o visitante poderá acompanhar a cronologia do projeto Canastra: Justiça e Reconciliação apresentada de maneira direta e sucinta.

Linha do tempo...

Nesse espaço, negociadores, colaboradores e a sociedade em geral poderão acompanhar as próximas fases dos trabalhos.

Agenda

Dia dois de setembro, reunião técnica para acertar detalhes das medidas de prevenção de incêndios e preservação de nascentes acordadas na primeira rodada de conciliação. As reuniões serão no Centro Comunitário do Distrito de São José do Barreiro, em São Roque de Minas - MG.

.: Próxima Reunião :.

.

.: Próxima Reunião :.

.: Curiosidades :.

ADVERTÊNCIA: as informações constantes deste site foram livremente consignadas tendo em vista facilitar o trânsito de informação entre os negociadores, sociedade e meio acadêmico. Para dados exatos, recomenda-se o acesso aos sites dos órgãos ambientais, DNPM e estudos científicos (v.g., "Entre a regulação e a emancipação social: desafios à continuidade do lugar frente ao Parque Nacional da Serra da Canastra" – MG  - Vanessa Samora Fernandes – Sociologia – UFMG; "A regularização fundiária no Parque Nacional da Serra da Canastra e a expropriação camponesa: da baioneta à ponta da caneta. Gustavo Cepolini Ferreira – Geografia – USP"; CHAVES, Mario Luiz de Sá Carneiro; ANDRADE, Kerley Wanderson; BENITEZ, Leila  e  BRANDAO, Paulo Roberto Gomes. PROVÍNCIA DIAMANTÍFERA DA SERRA DA CANASTRA E O KIMBERLITO CANASTRA-1: PRIMEIRA FONTE PRIMÁRIA DE DIAMANTES ECONOMICAMENTE VIÁVEL DO PAÍS. Geociênc. (São Paulo) [online]. 2008, vol.27, n.3, pp. 299-317. ISSN 0101-9082.)

bottom of page